18 novembro 2012

Rihanna e Azealia Banks se rendem ao estilo controverso dos seapunks

Estampas de animais, referências a elementos do fundo do mar, psicodelia em tons pastel, cabelos coloridos e tie-dye: este imaginário visual está intimamente ligado a uma estética que ainda vem engatinhando diante dos olhares do 'mainstream', mas que já se tornou conhecida ostensivamente por aqueles que trabalham e/ou curtem moda e música. Se você já ouviu falar em Grimes, por exemplo, deve saber o que significa 'seapunk'.

Literalmente fácil de entender, o termo 'seapunk' faz menção ao clássico estilo punk mesclado com o ambiente marinho, ganhando uma repaginada aquática nos looks, nos ambientes e no comportamento. Em 2012, ele surgiu com mais força pelo mundo, por mais que haja divergência em relação a sua gênese (Califórnia? Londres? Japão?). E, agora, quase em 2013, ele ganha o reforço de duas figuras que transformaram o ano que vai se findando em período de consagração em suas respectivas carreiras. Azealia Banks se firmou como o grande novo nome do rap e, em 'Atlantis', seu mais novo clipe, veementemente mergulha no universo 'seapunk', com direito a muitos golfinhos e tubarões.

Rihanna, grande vencedora do Video Music Awards, tradicional premiação da MTV americana, está prestes a lançar seu novo álbum, cercado de expectativas após o elogiado single de estreia, 'Diamonds'. E, no sábado (10), em performance no programa 'Saturday Night Live', a princesa de Barbados também decidiu se jogar na maré 'seapunk', com uma cenografia virtual totalmente 'viajandona'. 

E aí, já decidiu com qual cor você vai tingir seu cabelo? Já separou seu colarzinho de yin-yang? Já tirou do armário sua camiseta com estampa de lobo? E o creeper, já está no pé?